Quem sou eu

Minha foto
São Leopoldo, RS - Rio Grande do Sul, Brazil

24 de nov. de 2018

LEMBROU-SE DEUS…



Como Ele poderá se esquecer de homens e mulheres escolhidas para atender o Seu propósito?
Quando a Bíblia diz que Deus “se lembrou”, quer dizer “chegou a hora”. Isso expressa duas coisas: amor fiel e de intervenção oportuna.
Gênesis 6:9 – “Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos. Noé andava com Deus”.
Gênesis 6:18 – “Contigo , porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos”.
Gênesis 6:22 – “Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara”.
Noé foi um homem que obedeceu a Deus em tudo o que este lhe pediu.
Veio o dilúvio e as águas predominaram durante 150 dias sobre a terra, quando então lemos a expressão “Lembrou-se Deus de Noé”.
Depois de tanto tempo chegou a hora da intervenção oportuna de Deus. Chegou o tempo de Deus (kairós).
Significa que Deus pretende fazer algo novo.
Gênesis 8:15 e 16 – “Então disse Deus a Noé: Sai da arca, e, contigo, tua mulher e teus filhos, e as mulheres de teus filhos”.
Ao sair da arca Noé constatou que havia um mundo novo lá fora. Coisas novas que deveriam ser feitas, experimentadas.
Se desejamos experimentar o novo de Deus, precisamos “sair da arca”, de deixarmos a passividade, o comodismo, a zona de conforto.
Aos nossos olhos podemos pensar que a vida de Noé e de sua família não era nada fácil, pois tinham que conviver com todos os tipos de bichos, alimentá-los, limpeza diária, conviver com o mau cheiro e barulho, porém “o homem é um ser que se habitua a tudo” – Dostoiveski.
Gênesis 19:29 – “Lembrou-se Deus de Abraão…”
Deus estava para destruir Sodoma e Gomorra, mas lembrou-se de Abraão, de sua intercessão em favor dos justos que poderiam estar naquelas cidades e que iriam perecer juntamente com os ímpios. Chegara a hora de Deus lidar com aquelas cidades por causa dos pecados nelas existentes. Era hora da intervenção oportuna de Deus. Chegara o tempo de Deus (kairós) de executar juízo. Deus muda o rumo das coisas e permite que Ló e sua família sejam salvas, por causa da intercessão de Abraão.
Tiago 5:16b – “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.  A oração de um homem pode mudar o destino de pessoas. Para Ló e sua família aquele momento significou um novo começo, um novo tempo.
Gênesis 30:22 – “Lembrou-se Deus de Raquel…”
Raquel era a esposa preferida de Jacó. Jacó a amava intensamente. Porém, Raquel era estéril. Uma mulher não poder ter filhos era uma vergonha, pois isso significava que a benção de Deus não a tinha alcançado. Tinha sua irmã Lia como concorrente, pois esta já tinha dado filhos a Jacó (Gênesis 30:1 e 8).
A situação era tão grave que Raquel chegou a dizer: Dá-me filhos, senão morrerei (Gênesis 30:1).
Gênesis 30:22 – “E lembrou-se Deus de Rachel, e escutou-a, e abriu sua matriz” – Torá.
“E lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre”. RC.
Gênesis 30:23 – “Ela concebeu, deu a luz um filho, e disse: Deus me tirou  o meu vexame – Deus removeu a minha desgraça – Tirou-me Deus a minha vergonha”.
Nasceu José o filho que significa “O Senhor me acrescente”, “Que Ele acrescente”.
José o filho que Deus prosperou por onde andou e em tudo o que fez.
Quando a vergonha, o vexame, a desgraça é retirada por Deus, significa que está surgindo um novo tempo, tempo de honra, de benção, de prosperidade e de alegria.
Entendo que quando lemos “Lembrou-se o Senhor” isso nos remete que o favor do Senhor se move ao nosso encontro.
Entendamos o favor do Senhor não como algo que vem para produzir uma igreja triunfalista, mas uma igreja que se humilha, ora, busca a Deus e que se arrepende dos seus maus caminhos, então a misericórdia e a bondade do Senhor nos seguirão todos os dias da nossa vida. Os olhos do Senhor estarão abertos e os seus ouvidos atentos a oração que se fizer neste lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montagem criada Bloggif